Páginas

domingo, 22 de maio de 2011

Falar certo virou preconceito lingüístico.

 
Uma corrente de professores de lingüística defende a idéia de que não existe certo e errado na língua portuguesa, mas que a norma culta, ensinada na gramática, é só mais uma entre as várias maneiras de expressar-se. O livro Por uma vida melhor pago e distribuído pelo Ministério da Educação (MEC) foi adotado nas aulas de português de meio milhão de estudantes do ensino fundamental. Prega-se que a língua culta é instrumento de dominação das elites e que ao falar como bem entender o sujeito pode sofrer preconceito lingüístico, como é exemplificado no trecho retirado do livro:

Você pode estar se perguntando: “Mas eu posso falar ‘os livro?.’”
Claro que pode. Mas fique atento porque, dependendo da situação, você pode correr o risco de ser vítima de preconceito lingüístico. Muita gente diz o que se deve e o que não se deve falar e escrever, tomando as regras estabelecidas para a norma culta como padrão de correção de todas as formas lingüísticas.

Eu sou amante apaixonada da leitura, tenho isso como o melhor dos meus hábitos. Vejo meu gosto por leitura como uma graça me dada e muito bem cultivada pela minha mãe. Tenho o mundo ali ao alcance das minhas mãos. Deleito-me rindo, chorando, sentindo, vivenciando todas as emoções que a leitura me proporciona.
Entristece-me ver essa situação. Como essas crianças vão ser ensinadas? Como vai ser cultivado nelas o prazer da leitura? Depois de alfabetizadas saberão interpretar o que as palavras expressam? Entenderão as belezas escondidas nas entrelinhas?
O governo, não bastasse ser conivente com a deseducação, esta patrocinando e distribuindo a ignorância.

Um comentário:

  1. Parabens Laíse pela lucidez em dizer com poucas palavras o atentado que este "desgoverno" está fazendo com a educação.
    O pior é que o mesmo Ministério que permite ensinar errado na escola, cobra o certo nos concursos.
    Depois cria cotas para preencher vagas que poderiam ser disputadas igualitariamente por quem fosse simplesmente educado da forma correta.

    ResponderExcluir